O ACHO Arquivo – Coleções de Histórias Ordinárias é uma iniciativa idealizada por artistas e pesquisadores com a intenção acolher fotografias vernaculares descartadas e encontradas na cidade de Campinas, por um grupo de catadores de lixo que integram o projeto como participantes na categoria de simbólica de “garimpeiros de imagens”. A finalidade desta iniciativa é criar e manter um arquivo aberto a pesquisas e a produções artísticas.
A ação dos catadores de lixo tem um lugar específico nesta iniciativa: serão rememoradas, compartilhadas e assinarão simbolicamente todas as possíveis extensões do acervo. As fotografias entregues pelos garimpeiros são acomodadas no espaço físico do Ateliê CASA em caixas, identificadas apenas por lotes, com o nome do “garimpeiro” e a data em que foi encontrada.
O acervo é composto por fotografias em formatos diversos, dentre elas, a maioria no formato 10cm x15cm coloridas, polaroides, 3x4, cartões-postais, álbuns e negativos. A maioria encontra-se em boas condições de preservação, mas há também outras que estão picadas, rasgadas e manchadas, entretanto, ainda assim são acolhidas e armazenadas.