II Edição Residência Acho (Arquivo coleções de histórias ordinárias)

Imagens e suas Metamorfoses, Feitiços &Fabulações – ACHO 2021-2022

Arquivo-Brasil-Colômbia-Peru-Espanha-Portugal

COORDENADORES

Fabiana Bruno é doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e pós-doutora em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. É cofundadora e pesquisadora do LA’GRIMA-IFCH/Unicamp (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem) e do ACHO-Arquivo Coleção de Histórias Ordinárias. Foi professora de fotografia em instituições de ensino como PUC – Campinas e a Panamericana Faculdade de Arte e Design (SP) e colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Multimeios do Instituto de Artes, onde orientou pesquisas de mestrado. É orientadora, curadora e editora de projetos artísticos e de fotografia, curadorias de exposições e fotolivros, em parceria com o Ateliê Fotô e Fotô Editorial. Sua tese obteve prêmio Capes da área de Ciências Sociais Aplicadas (2010) com a pesquisa “Fotobiografia – Por Uma Metodologia da Estética em Antropologia”, orientada pelo Prof. Dr. Etienne Samain.

Oscar Guarín Martínez
é doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, tem formação em História e estudos em artes. É professor associado do Departamento de História da Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá e coordenador do SensoLab, laboratório de experimentação da Faculdade de Ciências Sociais. Seu campo de pesquisa reside nas potencias da imagem e as suas relações com o tempo, assim como nas possibilidades do conhecimento pela montagem e desmontagem delas. Atualmente coordena o projeto de pesquisa do SensoLab sobre as Imagens de tempos futuros, pesquisando sobre as relações com a memória do futuro e a imaginação do passado. Além de textos acadêmicos, tem explorado a linguagem da imagem através de vídeo-ensaios, principalmente trabalhando na intervenção de imagens de arquivo, vídeo-mapping e montagens temporárias.

O que acontece com os arquivos fotográficos e álbuns de família que são descartados?

Que tipo de mágica faz desaparecer aniversários, casamentos, viagens, lazer, paisagens, animais e monumentos? E elas viram o que? Que metamorfose acontece com as imagens jogadas no lixo? E se elas fossem recuperadas?

Pensando no percurso e na transformação desse bioma de imagens, tirando-as do abandono e criando novos espaços para elas atuarem como quiserem, que a II Edição da Residência ACHO 2021-2022 vai ocorrer.

A primeira edição terminou em julho 2021 com trabalhos dos artistas compilados num livro digital que ainda está sendo produzido e em breve estará online no site do Acho.

Abaixo segue toda a programação.

CLIQUE AQUI

artistas residentes entre 2019 e 2021

Alice Grou
Ana Almeida
Carol do Valle
Eidi Feldon
Elaine Pessoa
Estefania Gavina
Helena Giestas
Maria Helena Sponchiado
Marilde Stropp
Norma Vieira
Olivia Niemeyer
Vane Barini
Vera Ferro
Vera Orsini
JuVasconcelos
Sheila Oliveira
Gisa Araujo
Pedro Galdino
Juliana Jacyntho
Valeria Mendoça
Marcelo Moscheta
Natalie Salazar
Helô Mello
Malvina Sammarone
Laura Uyueno